Celta TEF/Princípios básicos
Ir para navegação
Ir para pesquisar
Qual TEF House é homologado pelo Celta?
- TEF Elgin, também conhecido pelos bancos como “VBI Soluções” ou “V$-Pague”.
O que é uma TEF House?
- É uma empresa ou entidade que atua como intermediária na realização de transações financeiras eletrônicas entre estabelecimentos comerciais (lojas, restaurantes, etc.) e instituições financeiras (bancos, adquirentes, etc.). Basicamente, uma TEF House fornece os serviços e a infraestrutura necessários para que as transações financeiras, como pagamentos com cartão de crédito ou débito, sejam processadas de forma rápida e segura. Isso inclui a conexão dos terminais de ponto de venda (PDV) dos comerciantes aos sistemas das instituições financeiras, a gestão das transações, a segurança das informações e a prestação de suporte técnico.
- TEF House’s mais conhecidas no Brasil (Sitef, PayGo, Linx, VBI Soluções, etc).
Qual o papel das Adquirentes?
- As adquirentes, também conhecidas com credenciadoras, funcionam como uma ponte entre os clientes e o estabelecimento. São essas adquirentes que possibilitam os estabelecimentos de aceitarem que os clientes façam compras por meio de cartão. Quando uma compra é aprovada, as adquirentes recebem o dinheiro do consumidor e ficam responsáveis pelo repasse dos valores de compra para os estabelecimentos, as datas desse repasse são acordadas durante a negociação e a assinatura do contrato. Da mesma forma, são negociadas as taxas de uso que variam de acordo com cada transação: débito, crédito à vista, crédito parcelado etc.
Qual o papel das bandeiras de cartão?
- As bandeiras de cartão são como as marcas de cada cartão. Elas funcionam junto com a operadora, no caso o emissor do cartão, e atuam em conjunto na concessão de crédito e nas diversas permissões de compra dos consumidores. As bandeiras são o órgão mais influentes no mercado de compras em cartão, pois são elas que
regulam pontos importantes como limite de crédito, parcelamento, cobertura do cartão (nacional ou internacional). Também cabe a elas manterem um relacionamento ativo com as operadoras permitindo, ou não, que elas façam transações dos seus cartões. De modo geral, no momento da compra em cartão de crédito, as bandeiras entram em contato com o banco para checar o limite de crédito ou o dinheiro em conta do cliente e, a partir de então autorizam, ou não, a transação para as adquirentes.
Fluxo de exemplo
- Um cliente vai até uma loja de roupas, faz uma compra e decide pagar com cartão. Ao passar o dispositivo na maquininha, o aparelho então comunica-se com o adquirente, que passa a transação para a bandeira. A bandeira de cartão fica responsável por transmitir as informações para o banco, que envia um sinal positivo ou
negativo em relação à compra. A partir daí, o sinal retorna à fonte, neste caso a loja de roupas, e a venda é concluída ou interrompida.
Perguntas frequentes:
- Qual decisão o nosso cliente deve tomar, qual “TEF” utilizar?
Ele só precisa se preocupar em escolher uma adquirente listada no PDF fornecido pela Elgin. Se ele preferir usar a Stone, Sicredi ou qualquer outra adquirente mencionada no documento, funcionará perfeitamente.
- Quais PINPAD’s são homologados para serem utilizados com o TEF Elgin?
Da marca Gertec, são eles (PPC920, PPC930 e MP15). Da marca Ingênico: (Lane 3000 e iPP320). Da marca Verifone (VX800, VX820 e P200).
- Quais são os dados necessários para realizar o cadastro no portal Elgin?
CNPJ, IE, e-mail, nome do proprietário, telefone, ramo de atividade, endereço completo, nome do proprietário, quantidade de computadores e qual a adquirente com seu respectivo número de estabelecimento e número lógico. É necessário informar o Host Name e Endereço Físico (Nome do computador/ Mac Adress placa de rede) para cada computador.